Powered By Blogger

Viagem

Viagem

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Verão italiano....

Desenhar palavras... Firenze



Porque a gente viaja? De verdade eu detesto fazer a famosa mala... O desconforto, o cansaço, um medinho... Vale assim tanto a pena?

Firenze vale a pena! A maravilha de uma bolsa sanduíche é que, no meu caso, vim para a Europa e estou perto de muitas cidades onde é possível ver obras inacreditáveis. Em Firenze elas estão por toda parte.

Mas aí vai um aviso aos leitores desse blog: para sair do seu local de estudos você tem que comunicar a Capes. Para vir para a Dinamarca fazer um curso tive que providenciar uma documentação que deu bastante trabalho.

Ver a Aurora de Michelangelo e andar pelas ruas do Renascimento italiano é uma aventura profunda que traz muitas reflexões. Michelangelo, Dante, Da Vinci, Botticelli, os Médici reunidos por amor à Arte e à Cultura e isso tudo antes de 1500. Sem computador!!! Esses incríveis gênios fizeram obras inimagináveis, conheciam muito sobre tudo.

Não dá prá ver toda Firenze, fiquei 3 dias, fiquei exausta de tanto bater perna e enfrentar fila para os museus, e ficar em pé olhando as obras.

Acabei me sentindo uma Vênus...As mulheres todas do renascimento eram de verdade: com barriga, coxa e pneuzinhos...Lindas mesmo...

Não é difícil se tornar uma Vênus com a cozinha toscana. Ribolita: uma sopa de verduras, o pão toscano não tem sal mas eles fazem as mais incríveis brusquettas...Que é pão com tomates frescos picadinhos com sal, azeite e orégano, a massa al mare...Hum...

Para chegar até aqui vim de trem http://www.treniditalia.com/. Não são os mais maravilhosos mas tem vários preços e vale a pena pesquisar.

Firenze se faz a pé. A estação de trem fica pertinho do centro histórico, tem muitos hostels para estudantes e comida boa e barata. Os museus custam bastante, em média 10 euros.

* Vitral da Biblioteca Laurenziana.

Firenze é uma cidade com clima de romântismo, acho que cinco dias seria o ideal para visitar as obras mais importantes...Mas de Firenze eu peguei um vôo para Copenhagem para o meu tão sonhado curso na Dinamarca...
E aqui estou! Ai heróis! Eu consegui!
 E como está sendo eu conto, mas vou precisar dividir em muitos posts...
E para quem deixar comentários por aqui sorteio um poster dos espetáculos do Odin!!

2 comentários:

  1. O ambiente virtual tem dessas coisas...
    Entrei num blog sobre Adoniran Barbosa, vi seu blog como sendo seguido e me chamou a atenção o nome... Aí venho bisbilhotar e dou de cara com uma... artista!
    Nem li direito porque estou há quase duas semanas tendo noites mal dormidas, mas li sobre o Barba e gostei tanto de vc! Gostei tanto que queria um dia te conhecer!
    Meu nome é Sandra Britto, eu moro em São Paulo, faço faculdade de História, e pouco do que li senti uma ligação com sua viagem e eu mesmo sendo uma estranha e desconhecidíssima sua desejo que vc retorne tão preenchida quando foi...
    Um abraço de uma estranha mas ternamente cativada por suas palavras e sua paixão exposta aos nosso olhos curiosos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Seja bem vinda ao "à milanesa". Muito obrigada pelo seu comentário! Já estou de volta à São Paulo mas o blog ainda vai continuar pois tenho muitas coisas prá contar!
    Estou sempre pela USP, se passar por lá me avise! beijão

    ResponderExcluir