Powered By Blogger

Viagem

Viagem

quinta-feira, 27 de maio de 2010

À Milanesa! Aventuras de uma doutoranda sanduíche em Milão!

À Milanesa: não quer dizer empanado não...Aqui em Milão a vida é milanesa, quem nasce em Milão se é homem é milanese e se é mulher é milanesa. Ainda não descobri como foi que isso virou bife empanado no Brasil mas estou investigando...
Esse é um blog de viagem. Estarei aqui com Bolsa Sanduíche pela Capes até agosto. Estudo com um grupo de pesquisadores a Pedagogia do Imaginário na Università degli Studi di Milano Bicocca.
As aventuras e os caminhos, tantas vezes, obscuros dessa jornada vou postar aqui.
Quem sabe, a alguma outra alma desarvorada e inquieta, possa ajudar!
Muitas vezes me sinto dentro da paisagem de histórias que ouvi tantas vezes em que pessoas desconhecidas ajudam quando se mais precisa, a gente procura mas não vê e milagrosamente se "vira o olho" (como diria Regina Machado) enxerga, e então parece que tudo que se procurava está lá embaixo da figueira que fica no meu próprio quintal!
A cidade é monumental, são tantos monumentos que me sinto às vezes como aquela moça do filme que queria ver a torre Eiffel em Paris e sempre que passava por ela não conseguia ver. No meu caso, muitas vezes não sei o que são e não há placas muito indicativas.
Não estou falando do Duomo e do Castelo Sforzesco...A cidade tem monumentos de antes de 1500! Na época medieval era toda murada e com portas de acesso que ainda hoje se pode conhecer e que vão dar nas principais estradas que vão para outras grandes cidades italianas como Veneza e Roma.
Os milaneses falam muito com as mãos porque desde sempre tiveram que se comunicar com povos de diferentes línguas e culturas.
É uma pena que agora, com a crise em que vivem e o presidente que têm, não sejam capazes de perceber essa riqueza do encontro com estrangeiros que vêm para Milão seja para trabalhar, passear, estudar, seja em busca de uma vida melhor.

Um comentário:

  1. Arrasou!!! Só agora que estou sabendo e compartilhando desse momento! Parabéns!! Depois vou ler tudo com mais calma. Agora estou correndo, em uma LAN. Beijocas, Dê Diba.

    ResponderExcluir